top of page
logo1.png

BLOG

FOTOGRAFIA DE INTERIORES

  • Writer: vinicius aleixo
    vinicius aleixo
  • Oct 21, 2023
  • 3 min read

RECOMENDAÇÕES INICIAIS

em primeiro lugar, verifique a bateria da câmera no dia anterior à sessão de fotos. lembre-se sempre de levar um tripé, pois por mais simples que ele seja, o tripé vai permitir registrar o mesmo ângulo com diferentes configurações da câmera.


quanto às configurações, é recomendável que você utilize o modo manual da câmera. a não ser que seja a sua primeira vez com ela e você ainda não saiba como configurá-la, somente neste caso utilize o modo automático. dito isto, as principais configurações a serem ajustadas são: ISO, shutter speed e f-stop.


ISO

sensibilidade do sensor da câmera à luz, quanto maior a ISO maior a quantidade de luz captada. a ISO recomendada é de 200, acima disso a imagem começa a ficar granulada/com ruído.


shutter speed

velocidade do obturador da câmera, isto é, quanto tempo a lente da câmera fica aberta para captar a luz do ambiente. quanto maior é a duração da shutter speed, mais luz será captada e mais clara será a imagem. comece com 1/10 de segundo e vá aumentando e diminuindo o intervalo de tempo até encontrar a iluminação de partida ideal.


f-stop

de modo simples, o f-stop é o diâmetro de abertura do obturador da câmera, isto é, controla a quantidade de luz que atravessa a lente da câmera dado uma shutter speed. quanto maior esta abertura, maior é a quantidade de luz captada pela lente.


durante a sessão de fotografia recomenda-se que seja escolhido apenas um f-stop para todas as fotos, pois alterar o f-stop implica em modificar o depth of field, ou seja, a profundidade do foco captado pela câmera. caso seja modificado o f-stop, isto dificultará a sobreposição das fotos tiradas de um mesmo ângulo.

o f-stop indicado para interiores é 7.1, um valor mediano de abertura que capta imagens de alta qualidade.


múltiplos exposures

após determinar o ângulo a ser fotografado, defina a foto de partida com a iluminação principal e a partir dela [com o auxílio de um tripé] tire mais fotos alterando a exposure [exposição à luz], em outras palavras, aumentando e diminuindo a quantidade de luz captada.


por exemplo, ao fotografar uma sala de estar que possui uma varanda ao lado, tire primeiro uma foto com a luz que valorize o ambiente principal [a sala em primeiro plano] e em seguida altere a shutter speed para alterar a quantidade de luz captada: inicie aumentando o seu valor progressivamente [ao menos 4 intervalos de tempo, ou até estourar], e em seguida, diminuindo em 4 intervalos de tempo abaixo do ponto de partida, ou até escurecer totalmente a imagem captada.


sobreponha todas as fotos tiradas e as combine no photoshop: mantendo a sala em primeiro plano em destaque e realçando a varanda com a iluminação que a valorize mais.


com esta mesma técnica é possível ainda dar destaque a diferentes elementos de um mesmo ambiente. basta pensar a fotografia como uma pintura de luz e sombras onde o que se deseja valorizar ganha destaque ao receber uma melhor iluminação.


fontes de luz

ao entrar no ambiente verifique qual é a fonte de luz principal e tire fotos de teste para ver como melhor interagir com ela. se for necessário feche cortinas e acenda as luzes artificiais até encontrar a iluminação mais adequada.


highlight

uma boa prática é verificar se a luz da foto de partida está estourada. se assim for, altere a shutter speed até encontrar a luz ideal de partida usando o detector de highlight da câmera.


foto ”perspectivada”

ao invés de sempre tirar fotos perpendiculares ao objeto/ambiente principal, pode ser interessante fotografar em um ângulo lateral que permita o registro de uma maior profundidade na foto, com mais detalhes e mais pontos de interesse.


tripé

faça testes antes de posicionar o tripé: fotografe em pé, em seguida ajoelhado, nos cantos e no centro do ambiente. somente após isto monte o tripé com atenção para que ele fique nivelado e paralelo às paredes.

nota geralmente a foto baixa mostra mais detalhes que a foto alta.


planos e tipos de foto

sempre estar atento ao primeiro plano, plano intermediário e plano de fundo. procure encontrar a melhor iluminação [regulada pela shutter speed] para cada um deles e os reúna no photoshop. feito isso, se concentre inicialmente nas fotos de ângulo aberto e por último nas close up [detalhes].


referências


תגובות


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

© 2035 by Sydney Oliver. Powered and secured by Wix

bottom of page